CITY TOUR = Mirassol

08 

Mirassol, com uma população de quase 60mil habitantes, foi nosso destino desta vez. Localizada no norte do Estado de São Paulo, a 450km da capital, tem muitos encantos que não se deve perder. 

Mirassol

Fundada por Joaquim Penha e Victor Souza, com o nome de São Pedro da Mata Una, completou 106 anos no último dia oito de setembro, mas só passou a ter o nome atual em novembro de 1919, quando foi elevada à categoria de distrito.

Porque se chama Mirassol? Difícil saber, pois nem mesmo entre seus habitantes há consenso sobre o tema, uns achando que é por causa da grande quantidade de girassóis da região; outros pela possibilidade de se ver o poente e o nascente do sol com facilidade; e outros, ainda, por muitos outros motivos.

Mirassol

 

A localidade começou a progredir com os cafezais e produção agrícola de cereais, mas a vocação moveleira que ostenta até os presentes dias já se despontava em 1917, quando Feliciano Cunha abriu a primeira serraria na cidade.

 

 


O CARRO “A LENHA”


Mas a curiosidade maior é que Mirassol teve como início de sua industrialização a fabricação de carros…carros a lenha. Você ri, não é? Mas a verdade as vezes nos pegam peças inesperadas. Vamos ver?

Carro de Gasogênio

As famílias Tomé, Cica e Vita fabricavam veículos movidos a gasogênio nas décadas de 20 e 30. Pelo que aprendemos nos compêndios, esses veículos tinham caldeiras alimentadas por madeira (biomassa), e era no processo de queima da madeira que havia a gaseificação, resultando o monóxido de carbono e hidrogênio, que formam o gasógeno.

ônibus a gasogênio

Esse “gás de gasogênio”, inflamável, era injetado diretamente no sistema de carburação dos automóvel, ônibus, trator, etc., o que previa uma regulagem especial no carburador do veículo original, técnica essa muito utilizada no mundo todo, principalmente no período da segunda guerra mundial, dado a escassez de combustíveis derivados do petróleo.

Bem que procuramos pela cidade, mas não encontramos nenhuma motocicleta adaptada para o uso do gasogênio. Como não somos de desistir facilmente, vamos continuar pesquisando. Quem sabe alguém fabricou uma por diversão?


O CINTURÃO VERDE”


Parque da Grota

 

Como ponto turístico a cidade possui o Parque Natural da Grota, com uma área de 20,34 hectares e colado ao centro urbano. Trata-se de um dos últimos fragmentos de “mata estacional semidecidual” da região noroeste do Estado. Saiba aqui

 

Parque da Grota

 
A importância do Parque é inquestionável para essa região com poucas áreas naturais que possam ser visitadas, principalmente em projetos de desenvolvimento da educação ambiental. Lá podemos ter um contato mais próximo com a natureza através de trilhas e visitas orientadas.
 
 
Porém, segundo o site oficial da Prefeitura de Mirassol, o Parque continua em processo de recuperação, para oferecer ao turista uma infraestrutura mais adequada. Aguardemos. 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário