TUNAS DO PARANÁ: Hotel Straub

 

Localizado quase no final da rodovia Serra do Rastro da Serpente, a apenas 70 km de Curitiba, vamos encontrar em Tunas do Paraná, o ponto exato para o descanso e pernoite, já que o final do percurso está perto. 

Tunas do Paraná

A “Serpente” passa exatamente no meio da pequena cidade e o “point” local se chama Grupo Straub, destacando-se soberano naquelas paragens paranaenses há mais de 50 anos. Adão e Andréia, 4º geração da família, comandam o empreendimento pessoalmente. Conhecemos o casal na 2º parte do nosso projeto:  No Rastro da Serpente.

 

Posto Straub

 

Por fora parece um Posto de Combustíveis como tantos outros, com lojas de peças de veículos e um setor de conveniências que servem refeições. É quase intuitivo e acabamos parando para esticar as pernas. 

 

———————————————————————————————————————————————————————–

O POSTO DE COMBUSTÍVEIS

———————————————————————————————————————————————————————–

Posto Straub

O Posto Straub garante combustível de qualidade a preço justo e pode ainda cuidar de alguns problemas eventuais na sua moto. O mototurista é sempre bem tratado. Um pneu novo, pastilhas de freio, cabos e alguma revisão superficial podem ser feitas ali mesmo. Se o problema persistir eles darão um jeito e sua moto não estará abandonada. 

 

———————————————————————————————————————————————————————–

O RESTAURANTE

———————————————————————————————————————————————————————–

Restaurante Straub

 

O Restaurante Straub, que fica nas dependências do Posto, é lugar seguro para colocarmos em dia as contas com nosso estômago, ou para curtirmos horas de lazer, jogando conversa fora. 

 

Restaurante Straub

 

O almoço é do tipo self service com alguma variedade, muito bem feito e saboroso. Só o básico e as saladas são servidas assim, o prato principal vem ao gosto do cliente. Não faltam o bife e o ensopadinho, mas há sempre novidades. No jantar são servidos pratos executivos.

Restaurante Straub

 

Aproveitamos para degustar um “Porco no tacho”, que poderia ser chamado de “porco atolado”, já que cozido deliciosamente com mandioca, tomate e condimentos especiais. Uma delícia com arroz branco e farofa! 

 

Restaurante Straub

 

O salão de refeições atende bem aos viajantes, principalmente o mototurista, que pode contar com o apoio de tomadas para equipamentos eletrônicos, estacionamento privativo para motos, sanitários amplos e wi-fi. 

 

Restaurante Straub

Um fato chamou nossa atenção. Todos usavam o uniforme com a estampa do dia da semana bordada na manga. Isso mesmo: um uniforme para cada dia. Adão nos confessou que a ideia partiu de sua esposa. Todos recebem sete uniformes diferentes e devem usa-los no dia da semana correspondente. Questão de higiene e estética. 

 

———————————————————————————————————————————————————————–

O HOTEL

———————————————————————————————————————————————————————–

Hotel Straub

 

O Hotel Straub está sediado uma bonita construção de 2 anos atrás e não foi percebido por nós quando chegamos à Tunas do Paraná, embora tenhamos passado praticamente em suas portas, junto as margens do Rio Tunas. Andréia nos informou que ele fica a 50 metros do Posto, “ali mesmo”. 

Hotel Straub

 

Era verdade. Um moderno edifício de três pavimentos e com acabamento esmerado (o melhor de Tunas, sem dúvidas) descortinava aos nossos olhos e nem percebemos ao passar por ele. Fomos conferir os apartamentos. 

 

Hotel Straub

 

A recepção, muito bem organizada e de extremo bom gosto, prenunciava o que encontraríamos no todo. Decidimos não mais seguir viagem e nos hospedamos numa suíte voltada para a serra. Os planos seriam mudados e Curitiba poderia esperar.  

Hotel Straub

Ao todo são 17 apartamentos revestidos em piso frio,com amplas janelas envidraçadas e acomodações de excelente qualidade: Todos tem frigobar e TV de led. Segundo a administração há até apartamento para grupos de 13 pessoas, mas o normal é a suíte ter uma cama de casal e uma de solteiro. Até parece que estamos em casa. 

 

Hotel Straub

Pusemos para carregar nossos equipamentos eletrônicos e fomos tomar um banho. Depois conheceríamos a cidade e programaríamos o dia seguinte entre suas cavernas lindíssimas. Como a cidade “apaga” cedo, sem muita coisa para fazer por lá, tomamos nossa refeição noturna e também “apagamos”, mas não sem antes deixar abertas as amplas vidraças para contemplar o céu estrelado.

Céu estrelado

 

A visão do zimbório era absurdamente linda. Podíamos contar as estrelas, uma a uma, quando uma ou outra nuvem não cobria o céu. O barulho era quase inexistente. Dava para perceber o “noise” da Terra à girar. 

 

Hotel Straub

 

Da confortável cama box percebíamos miríades de astros noturnos cintilando a nossa volta. A escuridão era quase total naquele lugar mágico, principalmente depois que boa parte das luzes da cidade se apagara. É incrível poder ouvir o “som do silêncio”. 

hotel Straub

 

O amanhecer do dia é sempre encorajador num lugar assim. O banho é um caso a parte, principalmente com os kits especiais de higiene do Straub, conforme a suíte utilizada. Com roupas trocadas lá fomos nós pelos corredores arejados do hotel em busca da copa. 

 

Hotel Straub

 

A sala de café é ricamente decorada e os alimentos seguem a regra. Saboreamos um pouco de tudo, afinal o dia seria longo e cansativo e não é sempre que temos uma refeição matutina dessa qualidade.  

Tunas do Paraná

 

A moto, que aguardava segura a sete chaves estava pronta para mais um dia de aventuras e divertimento. Zarpamos e rapidamente fomos em busca do Parque Campinhos, nas imediações de Tunas. 

 

Hotel Straub

 

O final da tarde viu nosso retorno. Tomamos uma bela refeição, já que só estávamos no lanche até aquela hora; demos uma banho superficial na Drag Star, toda cheia de barro; e voltamos à nossa suíte. 

 

Suíte principal do Staub

 

Passaríamos mais uma noite ali, mas a manhã seguinte veria nossa partida. Preparamos tudo para não perdermos tempo e acabamos dormindo “com os passarinhos” pois pretendíamos acordar com o “galo”. Nem vimos a noite chegar, só dando conta de tudo com o tocar do despertador.  

Link direto do HS =www.hotelstraub.com.br – * Faça sua reserva com antecipação.

 

De tudo, uma lição: Não tenhamos pressa de domarmos a “Serpente”. Dê um tempo em Tunas, sua vida nunca mais será a mesma

———————————————————————————————————————————————————————–

CRÉDITOS

———————————————————————————————————————————————————————–

texto e Imagens: Marcos Duarte e arquivo do Hotel Straub

Mais imagens: CLIQUE AQUI

matéria especial sobre Tunas do Paraná: CLIQUE AQUI

 

Conheçam também:

YOUTUBE

FOTOS 360º

TODAS AS FOTOS

 

Bibliografia:

Parque Campinhos 

Google Maps

Caboclo Turista

Gazeta do Povo

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário