ITACI = curando o câncer infantil

 

O evento do ITACI, comemorando o Dia de Combate ao Câncer Infantil, está se arraizando cada vez mais no calendário motociclístico de São Paulo e já é contado como uma das grades festas da filantropia nacional, com apresentação de artistas, esportistas e motociclistas de todos os segmentos e tribos.

A finalidade do evento é proporcionar um dia de alegrias para centenas de crianças que dependem do hospital para o tratamento, cura ou controle do câncer infantil, mas também é a oportunidade de divulgar o magnífico trabalho lá realizado e conscientizar a população da necessidade de doação de sangue e medula óssea, essa última primordial para o bom andamento do tratamento de muitas crianças.

ITACI

Chegamos cedo ao “Instituto de Tratamento Ao Câncer Infantil”, ao lado do metrô Sumaré, na R. Galeno de Almeida 148, com a Dr. Arnaldo e a Oscar Freire. Ao que nos pareceu a movimentação entre os pequenos pacientes, internados ou não, já era bastante grande desde muito antes nos saguões internos do hospital, que dividiam espaço com palhaços e super-heróis dos mais valentes.

SUPER-HERÓIS

Os pequenos pacientes, muitos deles em delicado estado de saúde, puderam se divertir entre os vários personagens que faziam um alvoroço desusado naquele local, até que um imenso comboio com grandes carros de combate da polícia, viaturas e principalmente as motocicletas reluzentes dos policiais, conduzisse-os para a sede da Rocam, no bairro da Luz, para as apresentações programadas.

Itaci

 

Infelizmente nem todos os pequerruchos puderam fazer parte do “comboio da vida” pelas principais ruas e avenidas paulistana, pois o tratamento a que estão sujeitos não permitiria essa ousadia, decisão essa bem compreendida pelos pais e parentes das crianças internadas.

 


Darci Carvalho

 

A comandante geral de todo esse trabalho de propagação do evento e representante do ITACI é Darci Carvalho, que parece “viver” a instituição como se ela estivesse dentro do seu coração, e que nos deu uma entrevista especial, transbordando de amor pelo trabalho que realiza. 

 

ASSISTA AO VÍDEO REPORTAGEM 

 

Carlos Meira

Mas se Darci é a comandante, Carlos Meira é seu imediato e braço forte na condução logística de todo o evento. Bastava olharmos para qualquer canto de toda essa festa e lá estava ele sempre alegre e sorridente, desempenhando a missão de coordenar todas as atividades do dia. E não é que ele conseguiu de novo?

 

Comboio

 

Num trajeto de aproximadamente 15km pela cidade, durando quase uma hora inteira de “desfile a céu aberto”, buscando o apoio popular para a nobre causa das crianças com câncer, finalmente chegamos ao Quartel do 2º Batalhão de choque, ao lado do prédio da Rota.  

 

Para quem está acostumado com o lado sério e sisudo dos homens e mulheres ligados a ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta), a manhã deste sábado (20) mostrou-nos mais uma vez o contrário.

Rocam

Aos poucos o Quartel General da ROCAM, destacamento especial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi  tomado de gente caracterizada das formas mais esquisitas e espalhafatosas, justamente o oposto do dia-a-dia do local, onde ordens são passadas sempre em tom de extrema seriedade, já que não se pode brincar com o crime.

 

Rocam

 

O motivo de tudo isso era para aguardar um evento que já se tornou tradicional na capital Paulista: A festa de comemoração do dia de combate ao câncer Infantil. Para isso o quartel é todo enfeitado para um verdadeiro show de acrobacia com os experientes motociclistas da Polícia Militar.

 

Motoclubes

Mas não é só. Há também a invasão dos motociclistas, com facções de motoclubes da capital e do interior que vem participar e dar apoio ao evento, formando nas ruas da cidade e nas estradas verdadeiros comboios de motos de todos os tipos e marcas, pilotadas por uma irmandade sui generis, uma raça que nunca estará em extinção: os motociclistas. 

Algodão Doce

Cada vez mais vão se aglutinando os palhaços, os personagens de história em quadrinhos e das séries de TVs americana com seus veículos incrementados, as(os) voluntárias(os) com os lanches, refrescos, sorvetes, algodão doce, etc… e os militares, cada qual com sua atividade pré definida, de modo que nada dê errado nesse maravilhoso dia.

 

Raul Gazzola

O sol ajudou bastante e na hora combinada as ruas paulistanas receberam em desfile inúmeros veículos, partindo do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), tendo como destino a sede da Rocam, nas adjacências da Avenida Tiradentes. O lindo dia incentivou até “tietagem” das policiais com o ator Raul Gazzola, que era todo alegria.

O ponto alto da festa foi a apresentação dos motociclistas da Rocam com suas lindas motos, levando o público ao delírio com os saltos, as acrobacias e, finalmente, o voo no arco em chamas, encerrando a apresentação.

Rocam

 

Mas este ano tivemos uma atração especial: Um pedido de casamento em pleno pátio, rodeado de batedores com sirenes ligadas. Lindo. Depois disso só descontração, quando a criançada do Itaci aproveitou para curtir as motos bem mais de perto, dando uma voltinha no pátio interno do Batalhão. 

 

Você gostou da matéria? Então não se restrinja a apenas curti-la, mas vá pessoalmente conhecer o Itaci e suas atividades. Com certeza um mundo novo se abrirá a sua frente.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS


CRÉDITOS


Fotos: Marcos Duarte

Vídeos: Celso Elez

Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

HOSPITAL  ITACI

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário