RETROSPECTIVA 2017

Todo ano tem sem termo e com 2017 não poderia ser diferente. Graças ao bom Deus ainda estamos aqui, firmes e fortes, para continuar trazendo aos leitores um pouquinho deste nosso Brasil.

Que esses passeios virtuais que o leitor encontra em nosso site, possam se transformar em passeios reais por este mundão, independente de marca, modelo ou tamanho do seu veículo ou bolso.

Procuramos sempre trazer roteiros completos e agradecemos aos inúmeros elogios recebidos ao longo dos anos, de pessoas que percorreram, passo a passo ou com algumas variações, os propostos em nossas edições.

Começamos 2017 trazendo duas matérias de nossa coluna City tour, nas cidades de Ibaté e Fartura, ambas no Estado de São Paulo.

No mesmo mês de janeiro trouxemos uma entrevista que gerou muita polêmica em nossa redação, tendo como entrevistado Diego De Bonis, surdo, que percorre as ruas paulistanas com sua motocicleta. Todas as nuances de sua via crucis pra obtenção de sua habilitação e preconceitos recebidos encontram-se na entrevista.


Ainda no mês de janeiro lembramos aos nossos leitores da primeira fábrica de motocicletas no nosso pais que, muito antes da Yamaha e da Honda, já produzia da Leonete, aqui mesmo em São Paulo.


Em fevereiro apresentamos a cidade de Pindorama, que tem o nome do Brasil antes de ser “descoberto” por Portugal e uma linda viagem pelo Caminho de Sabarabuçú, na Estrada Real mineira, visitando a famosa cidade de Sabará e a Serra da Piedade com seu santuário, em Caeté/MG.


Março começou a todo vapor, com o Portal D Moto testando na prática do dia-a-dia a maior motocicleta do mundo, a Triumph Rocket III, com absurdas 2.300cc. Evidentemente não esquecemos do Dia Internacional da Mulher e, principalmente da mulher motociclista.

Ainda em março visitamos a cidade de São Carlos/SP e a mineira Rio Espera, sediada na zona da mata. Arrematamos o mês com uma entrevista exclusiva com Garcia, realmente um “Espírito Livre” que nos deu uma grande lição de vida.


Em abril o Portal D Moto não fez por menos e também testou de maneira prática a novíssima Honda África Twin, 1000cc. Seguiu estado adentro e trouxe ao leitor um City Tour na cidade de Itaí, na região de Avaré/SP e um Programa de Índio, em terras da Aldeia Nhamandú Mirim e da aldeia Rio Branco, ambas no litoral sul de São Paulo, comemorando o dia do índio.



Minas Gerais foi novamente contemplada no mês de maio, com uma visita fantástica na pequena Catas Altas da Noruega. A matéria foi uma das mais vistas e comentadas da nossa coluna City Tour.


Já no mês de junho o Portal D Moto trouxe uma matéria bastante minuciosa sobre São Thomé das Letras/MG, com suas superstições e crendices, que só mesmo vendo para crer. Encerramos o mês com uma visita no Parque Guartelá, no Paraná.


Em pleno inverno do mês de julho refizemos a rota do Rastro da Serpente, para mostrar ao leitor a real situação das obras no percurso, de modo a alerta-lo numa possível viagem por esses trechos.

Foi também em julho que acompanhamos o evento da Grande Travessia, onde 305 Trikers bateram recorde no Guinnes Bbook, entre as cidades de Areias e Queluz, em São Paulo.


Agosto nos fez repetir o trajeto entre Cunha/SP a Paraty/RJ, mostrando o novo pavimento do trecho mais famoso de serra entre as duas cidades. Também aproveitamos para trazer mais uma cidade na coluna City Tour: Tanabi/SP.



Continuando nossa programação, no mês de setembro fizemos um passeio na cidade de Angatuba/SP, curtindo suas belezas, e por terras Catarinenses, especialmente na Serra do Espigão, na BR-116, que está em obras há bastante tempo e apresenta riscos aos incautos.


Outubro foi bastante agitado em nossa redação. Neste mês apresentamos oito cidades em nossa coluna especializada: Campanha, terra de Vital Brazil, em Minas Gerais; Corumbataí, no interior do estado de São Paulo, e em Peruíbe, no litoral Paulista, este acompanhando um evento motociclistico.

As outras cinco cidades que apresentamos no mês de outubro fizeram parte do projeto Abraçando a Lagoa dos Patos – 1ª parte. Foram elas: Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Tapes, São Lourenço do Sul e Pelotas, fechando a primeira parte do projeto.


O ano já estava em seus derradeiros momentos quando apresentamos em novembro o aniversário de dois anos da tragédia de Mariana/MG, ainda sem luz no fim do túnel para a situação e um evento especial no maior salão de motos da América latina: O Salão 2 Rodas 2017.


Neste derradeiro mês de dezembro apresentamos na coluna City Tour um roteiro pela pequena São Sebastião da Bela Vista, no sul de Minas Gerais e mais seis roteiros pelos pampas gaúchos, encerrando o projeto Abraçando a Lagoa dos Patos – parte final.

As cidades gaúchas visitadas foram: Rio Grande, com seu “Superporto”; São José do Norte, no km zero da BR-101; Tavares, com sua magnífica Lagoa do Peixe; Mostardas, com seus faróis e eventos diversos, além de Palmares do Sul e Capivari do Sul, fechando a matéria.



2018 está chegando e o Portal D Moto, mais uma vez, não medirá esforços para trazer ao leitor amigo mais roteiros simples e seguros de viagens, mais as informações históricas e turísticas de cada uma delas.

Então? O que estamos esperando? Que no ano que está a iniciar façamos a “viagem de nossas vidas”, ou apenas aquelas viagens que estão guardadas no fundo do baú e que estamos protelando há muito tempo.

O Portal D Moto despede de todos os leitores, amigos e simpatizantes neste ano que se encerra e aguarda-os para o ano vindouro, se pudermos contar ainda com a confiança de todos.

Portal D Moto = Valorizando o prazer de pilotar


CONHEÇA MAIS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Deixe um comentário