CITY TOUR = PORTO FELIZ

Nosso City Tour da vez aconteceu na pequena cidade de Porto Feliz, distante cerca de 120km da capital paulista, as margens do Rio Tietê.

Parque das Monções

A cidade foi fundada num lugar chamado pelos indígenas de Araritaguaba (algo como pedra da arara). E não é para menos, pois pode-se ver essas rochas, redutos de pássaros até hoje, bem na área central do município, no Parque das Monções.

Oficialmente Porto Feliz passou a existir em 13 de outubro de 1797, criada durante o reinado de Dona Maria I, rainha de Portugal, quando então era domínio da cidade vizinha de Itu.

Porto Feliz

 

O atual nome (Porto Feliz) deveu-se ao fato da região abrigar o Porto Fluvial de Araritaguaba, que comercializava com as capitanias de “Cuiabá” e “Mato Grosso”, e atendia, ainda, as expedições monçoeiras, que partiam dali e avançavam pelos Rios Paraguai, Taquari, etc, até as fronteiras espanholas.

 

Porto Feliz

Desses rincões distantes chegavam à Porto Feliz artigos preciosos, direcionados à coroa portuguesa, além-mar. Com o passar do tempo esses trajetos fluviais foram sendo deixados de lado, sendo eles substituídos por trajetos terrestres ao longo do século XIX.

O Parque das Monções, sediado exatamente no centro da cidade, não deixa morrer essa história. Numa área de preservação tombada encontramos vastas escadarias que nos levam a beira rio, onde ainda podemos ver um imenso barco feito com o tronco único de uma grande árvore.

monumento

 

Num monumento belíssimo dedicado às Bandeiras podemos analisar parte dessa história. Feito em granito com três baixos relevos em bronze, reproduz: “A partida das monções”, de Almeida Júnior; “A bênção das canoas”, de Hercule Florence;  e a “Largada de Porto Feliz”, de Adrian Taunay.

 

Ainda na parte baixa do Parque contamos com trilhas beira-rio, que nos levam à gruta de N. S. de Lourdes,  tudo isso depois de passarmos pelos enormes paredões salitroso, ainda reduto de pássaros.

 

Conheça um pouco da cidade 

 Para quem estiver pela região pode ser bastante gratificante conhecer mais esse marco de nossa história. 

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS      


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheçam também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário