RETROSPECTIVA 2016

 

2016, um dos anos mais conturbados de nossa história, chega ao fim. No entanto, o Portal D Moto computa um resultado positivo ao longo desses doze meses graças à vocês, leitores amigos, que sempre leem e contribuem com comentários bem postados em nossas matérias.

MQs – Petar

 

Se viajar é preciso, não poupamos esforços para apresentar durante o ano todo, itinerários inéditos do nosso Brasil, que podem ser curtidos por e motociclistas e motocicletas de todos os tipos, gostos, tamanhos e condições financeiras.

Abrimos o ano com nossos exclusivos “MQs” (Mototurismo em Quadrinhos), apresentando historinhas engraçadas envolvendo viagens às Cavernas do Petar, aos Cânions de Nova Campina, entre outros, o que rendeu inúmeros e-mails de elogio à nossa redação.

 


 

Cigano

 

Se o ano tinha começado bem, fevereiro trouxe-nos um abalo no mundo motociclístico, com a perda de nosso irmão de colete “Cigano”, membro dos Abutres e “artista das duas rodas”, apresentando-se com seus filhos pelo Brasil e o mundo com seu Globo da Morte.

Déborah Quirico

Por outro lado, tivemos a grata oportunidade de entrevistar Déborah Quirico, veteraníssima com sua incomparável “Deby Lady”, uma Suzuki Bandit que a leva para todo lado junto com os irmãos do Freedom Bikers da capital paulista. Com seus 65 anos de idade, que ela não esconde, pretende pilotar ainda por muito tempo.

 

Caminho do Sol

Percorremos o “Caminho do Sol” até seus dois extremos, trazendo um percurso alternativo para todas as pessoas, que podem desfrutar da paz de espírito das pequenas estradinhas de terra a pé, de bicicleta, cavalo e, porque não, de motocicletas?

 

1º Moto Páscoa

Neste ano cruel para nós brasileiros, percebemos que nossa “tribo motociclística” se irmanou mais ainda, participando de eventos de solidariedade em várias frentes, uma delas promovendo a Páscoa das crianças assistidas pela Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino, e com as crianças do ITACI.

 

Legislação

Não faltaram também as informações e notícias sobre a legislação que atingem não só ao motociclista em geral, mas a todos os condutores de veículos em território nacional, com indicação das leis e resoluções de grande utilidade e acompanhando  outros eventos de interesse geral da nação.

 


 

Parque Carlos Botelho

As curvas recém reformadas da Serra da Macaca, no Parque Estadual Carlos Botelho, na região de Sorocaba, ganharam uma matéria especial que levou muita gente à seguir nossos passos. Foi uma das matérias que mais despertaram interesses dos leitores durante 2016.

Ribeirão Claro

Maio e junho foram meses bastante corridos para nossa redação, que redobrou o trabalho para apresentar cinco matérias exclusivas em Ribeirão Claro, no “Norte Pioneiro” do Estado do Paraná, incluindo passeio motociclístico vindo da cidade de Jacarezinho, voo de parapente e outros mais. A vedete foi uma Ténéré 600, ano 1991.

No Brasil Central

Também nesses meses viajamos para o Brasil Central, em busca de roteiros inéditos para você, leitor de qualquer tipo de motocicleta. Goiás foi o destino escolhido onde desfrutamos momentos imperdíveis entre as quedas das Cataratas de Itaguaçú.

 

City tour

Desde o mês de junho o Portal D Moto passou a apresentar uma nova seção: City Tour, mostrando as diversas cidades por onde passamos em nossas jornadas. Embora apresentada de forma sucinta, tem despertado bastante interesse das pessoas desses locais, que aprenderam a gostar do nosso modo de vida sobre duas rodas.

 


 

Com o jornalismo sério que temos, estivemos no local da tragédia de Mariana exatamente no dia do aniversário de um ano de uma das maiores catástrofes ambientais do mundo: O rompimento da barreira da Samarco sobre “Bento Rodrigues”.

Bento Rodrigues

Vale dizer que tal matéria bateu todos os nossos índices de compartilhamento e de interesse, não só de leitores do Brasil, mas do mundo todo, graças a quantidade de informações, fotos e vídeos do local da tragédia nos dias atuais, pilotando nossa motocicleta entre os escombros avermelhados de lama seca. 

Pedra Pintada

Já no finzinho do ano fizemos mais uma viagem aos confins de Minas Gerais, no Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, um dos santuários de pinturas rupestres em melhor condição de conservação em todo Brasil, só comparado com alguns similares na Europa.

 

Mágica Visão

 

Para realizarmos nossas matérias de mototurismo pelas várias regiões do Brasil, viajamos com nossa motocicleta dias e dias por estradas nas mais diversas condições, boa parte delas em terra, pernoitando por vezes em sofisticados resorts e outras em barracas, sob a luz do luar.

 

Acampando na Aldeia

Encerraremos 2016 com uma matéria para lá de especial, na Aldeia Indígina Nhamandú Mirim, na qual pudemos sentir na pele a hospitalidade daquele bravo povo por dois dias consecutivos, ganhando até batismo e nome indígena que com certeza levaremos conosco para o resto da vida. A matéria será postada no último dia de 2016.

 

 

Com tanto trabalho ainda pela frente, o Portal D Moto não medirá esforços para trazer à você, leitor amigo, não apenas um “roteiro” de viagem simples e seguro, mas informações históricas e casuais de cada uma das regiões visitadas, seja a pé, de moto ou até de cavalo.

Completando mais um ano de existência, coincidentemente no final do ano, agradecemos de coração toda a receptividade que obtivemos até a presente data, esperando ainda poder contar com a confiança de todos nos anos vindouros.

Portal D Moto – valorizando o prazer de pilotar 

 

FELIZ NATAL – FELIZ 2017

 


CRÉDITOS


Fotos: Marcos Duarte

Vídeos: Celso Elez

Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário