MARIANA: Pousada Contos de Minas

 

Contos de Minas é um recanto que fica exatamente no centro da cidade histórica de Mariana, mas não foi sempre assim. Nos tempos do império o local funcionava como um “rancho de tropa”, ou seja: uma espécie de estrebaria com pernoite. 

Seo Catinho e Dona Zizinha Camêllo, se vivos estivessem, poderiam contar muitos “causos” desses tempos, quando hospedavam os tropeiros que abasteciam a cidade de suprimentos dos mais diversos e depois saíam carregados para outras paradas.

Contos de Minas

 

O local foi estrategicamente construído nas proximidades da Igreja Matriz e a beira de um riacho que desagua no Rio do Carmo, que passa no centro da cidade. Sombra, água fresca e movimento nunca faltaram por ali.  

 

 

Contos de Minas

 

Da atenção que Dona Zizinha tinha para com seus hóspedes restou a bonita homenagem prestada pelo município à essa mulher batalhadora: O nome da rua onde está a Pousada Contos de Minas. O antigo rancho de tropeiros situa-se hoja na Rua Zizinha Camêllo. Não tem como errar.

 

Contos de Minas

 

Os descendentes de Dona Zizinha, que estão levando adiante essa experiência doutrora, herdaram além do patrimônio material, a mesma dedicação de antes. Hoje não comandam um rancho, mas uma Pousada prá lá de aconchegante.

 

Contos de Minas

 

O enorme casarão colonial, de dois andares, está todo reformado com estrutura hoteleira de primeira, de modo a oferecer ao turista o que há de mais moderno, aliado as tradições mineiras dos tempos passados. Acompanhe a viagem até lá: Sob o céu da inconfidência- 1ª parte

 

 

Contos de Minas

 

Seus quartos tem um algo mais: são amplos e altos. Confortáveis camas e um bom conjunto de peças mobíliam cada suíte. De suas imensas sacadas podemos desfrutar da parte mais nobre de Mariana, como num perfeito camarote de grande teatro renascentista.

 

Contos de Minas

 

Belas entresalas são intercaladas entre os dormitórios, para que o hospede possa passar horas curtindo um pouco a história mineira, apreciar um bom livro ou, simplesmente, conversar.

 

 

Contos de Minas

 

Em seus alvos lençóis nos aconchegamos por duas noites seguidas, e sobrou saudades na partida, afinal em poucos lugares o hóspede tem a possibilidade de apreciar uma música de piano, que enche de encanto o ambiente.

 

 

“Ser mineiro”

 

Nossa estadia foi pequena, convenhamos, mas suficiente para sentir o carinho dos funcionários e a cortesia dos proprietários que, com seus familiares e filhos, em todos os dias dividiram conosco o delicioso café colonial que lá é servido.

 

Deixamos Mariana, mas os Contos de Minas ainda ecoam em nosso íntimo, principalmente depois de ler um belo poema da terra exposto no hall principal, mostrando com galhardia o orgulho de ser mineiro.

 

 

Estando em Mariana, não deixe de conhecer a Pousada Contos de Minas.

http://www.pousadacontosdeminas.com.br/

RUA ZIZINHA CAMELLO, 15 – CENTRO – MARIANA – MINAS GERAIS
CEP: 35420-000
TELEFONE: (31) 3558-5400

reservas@pousadacontosdeminas.com.br

  

———————————————————————————————————————————————————————–

CRÉDITOS

———————————————————————————————————————————————————————–

texto e imagens: Marcos Duarte 

Mais imagens: CLIQUE AQUI

 Conheçam também:

YOUTUBE

FOTOS 360º

TODAS AS FOTOS

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

1 Comment

  1. Fernandes disse:

    O atendimento foi maravilhoso mais foi só isto, muito barulho do lado da Pousada, tive como vizinho um presidio, da pra ouvi os quartos ao lado e os quartos que ficam em cima da pra ouvi o andar, preço não é em conta, muitas escada pra subir é difícil para uma pessoa de idade ou com criança pequena ate mesmo uma pessoa normal com mala pois não ha quartos no piso ao lado da recepção, garagem sem portão elétrico falta de modernização, sem ar condicionado e com ventiladores velhos e nem são de teto, pouca variedade no frigobar, internet que cai o tempo todo, não se oferece nem um tipo de pacote e nem um diferencial em épocas festivas como natal ou réveillon. Enfim, melhor pensar em melhora se possível.

Deixe um comentário