ITU = Santuário do Bom Jesus

É, na verdade, o marco da fundação de Itu. No lugar onde fica hoje o Santuário do Bom Jesus, Domingos Fernandes e Cristóvão Dinis construíram, em 1610, uma capela devotada a N. S. da Candelária, daí ter se adotado a data de 2 de fevereiro para comemorar o aniversário da cidade. 

Fachada

A atual igreja do Bom Jesus, que substituiu a antiga, em ruínas, foi edificada em 1765 nas adjacências da original. Sua fachada imita as linhas a da Basílica de São João de Latrão, em Roma, com suas colunas imponentes, e mantém em seu topo quatro estátuas dos evangelistas, cada qual com seu símbolo, de acordo com a visão do profeta Ezequiel.  Vamos ver cada uma delas? 

FACHADA

MATEUS (homem), pois iniciou seu Evangelho com os homens que compõem a genealogia de Jesus. – MARCOS (leão), pois principia seu Evangelho com a vida eremítica no deserto. – LUCAS (vitelo), pois começa seu Evangelho com o sacrifício deste animal por Zacarias, no Templo. – JOÃO (águia), por ser ele a “Águia de Pátmos”, cujo Evangelho tem os altos voos da águia que fita o sol.  

cúpula

A Igreja permaneceu com essas características originais por quase 150 anos. Somente em 1904, sob os auspícios do Padre Bartolomeu Tadei, houve uma edificação lateral com acesso por dentro da Igreja, onde se constituiu o belíssimo Santuário Nacional do Coração de Jesus. Por seus méritos o santuário continua atraindo pessoas e devotos do Brasil inteiro e de outros países.  

altar

A Igreja principal tem seu altar feito em madeira de lei pintada de cor branca, ornada com entalhes e  filetes em ouro e prata. A tradicional figura do Bom Jesus se mantém em local de destaque. Acima uma tela mostra a imagem de N. S, do Bom Conselho. A luminosidade natural é característica dessa Igreja.   

 

zimbório azul

O santuário anexo é uma obra de arte a parte. Com suas colunas eretas, dispostas entre arcos bem adornados em tons de prata e ouro, o que se destaca no centro é um zimbório com vidros coloridos de diversos matizes, que filtram a luz solar em tons policromáticos em cada hora do dia, dependendo da posição da terra em relação ao sol. 

 

zimbório vermelho

No teto dessa cúpula, que em segundos mudou sua cor de azul celeste para um vermelho fogo, está gravada uma imagem simbólica do “coração de cristo”, ladeado por diversos anjos em posição de hosana e com os petrechos do martírio do calvário. É lindo ver o tema mudando de tonalidades durante o dia. 

 

teto

O teto do altar do santuário, em formato de um semi-círculo é de beleza ímpar. Nele aparece simbolizada, numa odisseia celeste,  a Santíssima Trindade rodeada de muitos anjos, nuvens e religiosos. O afresco é lindamente ornado em tons pasteis com nesgas de dourado e prata, o que transmite uma grande imponência à obra. 

 

altar do santíssimo

No altar do Santuário duas estátuas envoltas entre nuvens e anjos completam o cenário representando Cristo, com sua coroa de ouro puro e diamantes, aparecendo à Santa Margarida Maria Alacoque. A representação é feita em tons pasteis carregadas de matizes em prata e ouro. O altar é feito em mármore de carrara com seis candelabros gravados em ouro.  

santuário

 

O ambiente como um todo tira o fôlego de qualquer um, independente de ter ou não uma religião, ou mesmo pertencer a esta ou aquela denominação religiosa. O altar em mármore e o teto são de uma beleza contagiante. 

A primeira vista o Santuário parece estar impecável, porém a Igreja principal e seminário ainda ativo, aos fundos, padecem de urgentes reparos. 

 

teto condenado

É possível avistar inúmeras infiltrações que vão deteriorando obras de arte de grande significado e valor para todos nós, sem falar, eventualmente, do perigo de um desabamento, se a reforma for postergada por muito tempo. O teto do altar mor está protegido por um “madeirite”, de modo que não caia.

 

 

VISTA PANORÂMICA DA IGREJA 

interior da igreja

Estando em Itu não deixe de conhecer esse monumento em forma de Igreja que certamente te surpreenderá de maneira positiva

 ________________________________________________________________________________________________

CRÉDITOS

________________________________________________________________________________________________

Texto e Imagens: Marcos Duarte

Mais fotos: CLIQUE AQUI

Conheça nosso YOUTUBE 

Agradecimentos especiais ao Frei Durval, reitor no Seminário do Bom Jesus, que permitiu as fotos que ilustram essa matéria no interior da Igreja e pelas informações sobre suas obras 

Bibliografia:

ITU.COM 

A-BRASIL 

YOUTUBE 

________________________________________________________________________________________________

MATÉRIAS CORRELACIONADAS

________________________________________________________________________________________________

         

         

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário