ITU = Museu Republicano

 

Itu é também é chamada de “Terra da Convenção”, porém pouca gente sabe que foi nessa cidade que a república no Brasil teve seu marco inicial. 

Museu

No imenso casarão azulejado existente na Rua Barão de Itaim, no centro histórico de Itu, que hoje é o Museu Republicano,  foi realizada, em 18/04/1873, uma Convenção entre políticos, ruralistas e proprietários de fazendas de café e de outras culturas agrícolas, para discutir o destino do país que ainda era regido pelo arcaico imperialismo.

 

convencionais

Essa “Convenção de Itu” foi o marco originário da campanha republicana no Brasil e da fundação do Partido Republicano Paulista, que mais tarde se aliaria aos futuros partidos fluminense e mineiro, bem como aos militares e à igreja católica. Participaram 133 pessoas representando os republicanos de várias cidades paulistas. 

 

Américo Brasiliense de Almeida Mello

Alguns nomes ilustres estiveram presentes, dentre eles: Américo Brasiliense, Rangel Pestana, Campos Sales, Paula Souza, Cesário Mota, Almeida Prado, João Tibiriçá Piratininga,  entre outros tantos.  

O local era residência da família de Antonio Vasconcelos de Almeida Prado e sua esposa dona Olímpia Ferraz. Como museu existe desde 19/04/1923, inaugurado pelo presidente de São Paulo, Washington Luís. É uma unidade do Museu Paulista da USP. 

 

sala das convenções atual

 

A “Sala da Convenção” foi imaginada por Affonso Taunay para recriar o ambiente original, de modo a aproximar o visitante do episódio vivido pelos convencionais da época. A mobília que a guarnece foi adquirida de um professor de Itu. 

 

A disposição da mobília nessa sala histórica mudou bastante com o tempo, podendo ser vista em fotos as mudanças existentes em 1923, 1930, 1935, 1945. O lustre atual, colocado em 1935, era de um salão de bailes da cidade de Bananal/SP. 

saguão do museu

 

Embora a construção do prédio seja original, as reformas inseriram nele fachadas e saguão azulejados, com painéis representando, em desenhos figurativos, a história de Itu entrelaçada com momentos históricos do Brasil. 

 

Prudente de Morais

O grande vulto ituano venerado neste museu é Prudente José de Morais Barros, nascido 04/10/1841, advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, e que foi o primeiro Presidente Civil de nossa república. 

 

Em exposição encontramos não só objetos pessoais, documentos históricos e móveis dos “convencionais”, como há uma sala especial dedicada à esse ilustre ituano que, além de galgar o cargo máximo da nação, foi vereador, deputado estadual por quatro vezes e federal por uma, e governador da província de São Paulo. 

 

jardim do museu

 

No quintal do edifício construiu-se um pequeno jardim, inspirado nos jardins franceses da época, no qual foi instalado um conjunto de esculturas denominadas “As estações”. O jardim transmite ao visitante uma atmosfera muito boa, convidando a repensar os fatos históricos do passado.  

 

Casa do Barão – administração do museu

 

O museu, com seus três prédios em Itu, é hoje uma instituição cientifica, cultural e educacional especializada no campo da história e da cultura brasileira, entre os séculos XIX e XX, e como núcleo de estudos do início do regime republicano no Brasil. 

 

fachada do museu

 

Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário. 

 

Passando por Itu não deixe de conhecer esse espaço histórico, que certamente trará muito conhecimento a todos nós. Depois é só curtir com a motocicleta o que a cidade tem a oferecer, rodando pelas suas ruas estreitas.

_______________________________________________________________________________________________________

 CRÉDITOS

_______________________________________________________________________________________________________

Texto e imagens: Marcos Duarte 

Mais fotos: CLIQUE AQUI 

Conheça nosso YOUTUBE 

Agradecimentos especiais a Universidade de São Paulo, na pessoa da Dra. Sheila, que permitiu as imagens no interior do museu para esta matéria.

 

bibliografia

USP NET

MEMÓRIA PAULISTA

INFO ESCOLA

WIKIPEDIA

 

________________________________________________________________________________________________

MATÉRIAS CORRELACIONADAS

________________________________________________________________________________________________

         

         

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário