GARCIA: UM ESPÍRITO LIVRE

 

Embora nem sempre nossos planos coincidam com os reservados lá do “alto”, mesmo antes de nascermos, vimos em Garcia, nosso entrevistado da vez, uma resignação e força de vontade que só mesmo um Espírito Livre tem. Vamos ver a entrevista?

Antonio Carlos Garcia é o nome da vez. 74 anos de idade, teve sua perna esquerda amputada na flor de seus vinte e poucos anos de idade, vítima de um tiro imotivado quando chegava em sua residência.

Segundo Garcia o autor do disparo simplesmente atirou sem roubar, ameaçar ou qualquer outra coisa, tendo sido apurado pela polícia que o criminoso só queria “ver ele pular”, “assustar”. O que o bandido não sabia é que Garcia era duro na queda.

Nosso entrevistado nos contou, ainda, que depois do tiro recebido tentou salvar a perna por oito anos, fazendo mais de 20 cirurgias, mas, pela localização do ferimento a amputação se fez necessária, cerca de 15cm acima do joelho.

Garcia

E onde entram as motocicletas em sua vida? Em dois momentos distintos, o primeiro deles quando ainda era jovem, no início dos anos 60. Nessa época teve uma vespa com a qual permaneceu por cerca de oito meses, desistindo de utiliza-la depois de um tombo em uma valeta feita na rua pela prefeitura, e que estava cheia de água de chuva.

Somente mais de cinquenta anos depois dessa motoneta vamos ver Garcia de volta ao mundo motociclístico, logo após conhecer sua atual esposa Vânia em janeiro de 2014, compromissando-se com ela menos de um mês depois.

Viúvo com três filhos e alguns netos, conheceu sua atual consorte pela internet e ficou com receio de rejeição, por causa de sua deficiência. Achava que Vânia era “muita areia para seu caminhãozinho” mas decidiu arriscar, mesmo que tivesse que “fazer vários carretos”.

Vânia também é viúva de marido e filho, só restando hoje o neto Rafael que é integrante do MC Águia da Liberdade, que os apresentou ao Espírito Livre MC de Itanhaém, terra onde morava Garcia até Vânia o “arrastar” para Sumaré, interior de São Paulo.

Garcia e Vânia

Mesmo sem andar de motos há mais de cinquenta anos e com uma perna amputada, o casal resolveu comprar um triciclo e adapta-lo para o uso, colocando-o logo nas estradas, tudo isso sem ao menos terem, ou saber se teriam, uma habilitação para sua condução.

O baque aconteceu quando o médico da banca examinadora de Sumaré, no mínimo com falta de educação, humilhou Garcia quando lá esteve, falando grossamente que não sabia para que ele queria habilitar-se, já que era aleijado e velho, recusando a dar o aval necessário. 

Como atrás de um grande homem, sempre vem uma grandíssima mulher, Vânia tomou as dores do esposo e foi novamente à luta e encontraram, na cidade vizinha de Americana, tanto uma autoescola competente e aparelhada para o deficiente, como médico realmente humano, que tem amor ao trabalho e aos sonhos alheios.

A luta para a habilitação de Garcia também foi dos integrantes do MC Extrema Liberdade, principalmente do apoio de Júnior Torquete e Wagner Reis, que não mediram esforços para que tudo saísse a contento, o que realmente aconteceu.

Garcia e Vânia

18 de janeiro de 2017. Um dia inesquecível para o jovem casal, mas especialmente inesquecível para o adolescente de 74 anos que realizava um sonho antigo: O exame técnico, com direito a plateia animada que emocionou a todos os presentes, inclusive o delegado responsável e os examinadores.

Lá se vai um sonho realizado, lá vem outro ainda à ser. Garcia agora é um Espírito Livre e… habilitado. Assim, o próximo passo é participar da Grande Travessia, idealizada por Roger, presidente dos Trykeiros de Arujá e realizada na gestão de Magno Alves, Prócer dos Ornitorrincos, como um evento dentro do 10º Ornitorrincos MC, e entrar para o Guinnes Book, com certeza.

Garcia

O evento acontecerá nos dias 07 e 08 de julho de 2017 entre as cidades de Queluz e Areias e a expetativa é de superar em muito os números de 2016, onde 114 triciclos estiveram presentes, mas não dando ao Brasil o título mundial.

Se depender do entusiasmo do casal Garcia e Vânia, pelo menos um triciclo a mais participará do evento, ainda que tenham que sair com muita antecedência.

Garcia e Vânia

 

E assim nosso papo com o casal rolou por bastante tempo na sede do EL na zona leste de São Paulo. Deixamos enfim nosso anfitrião entregue ao rock do bom, que ainda perduraria por muito tempo.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS


CRÉDITOS


Fotos/edição: Marcos Duarte

Entrevistado: Antonio Carlos Garcia

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário