CITY TOUR = VOTORANTIM

Nosso passeio da vez foi em Votorantim, o 451º município de São Paulo em área, com 184mil m2; mas o 68º em população, já que nela habitam aproximadamente 120 mil pessoas. 

  

Votorantim

Votorantim está localizado juntamente com Sorocaba, dela se dividindo apenas por ruas e avenidas, formando ambas um conjunto tão harmônico que dificilmente se sabe se está num ou noutro município.

Pelo que a história conta, seu primeiro habitante foi Pascoal Moreira Cabral e cidade pertencia a Sorocaba, tendo sido dela emancipado no final dos anos 60. Seu maior trunfo é ostentar o título de maior produtor de cimento do Brasil.

Votorantim

No entanto, com a extração atingindo profundidades cada vez maiores, consequentemente maior custo de produção, o título tende a ficar na história, pois o Grupo Votorantim já tem se ramificado para cidades limítrofes.

Por suas terras correm o rio Sorocaba e alguns afluentes, bem como nela também está parte do gigantesco reservatório de Itupararanga, que além de fornecer água para várias cidades lindeiras, é considerada área de proteção ambiental.

Itupararanga

Para se chegar a Votorantim não tem como errar. Partindo de São Paulo, pela Castello Branco ou pela Raposo Tavares, são pouco mais de 100km. Já pela BR 478 são cerca de 120km até a Regis Bittencourt e daí mais 65km para um banho de mar em Peruíbe/SP. 

O turismo em Votorantim era para ser bastante evidente, graças as inúmeras cachoeiras em suas terras, uma mais linda e maravilhosa que a outra. No entanto, como a maioria delas estão em áreas particulares, visita-las pode ser bastante perigoso.

Votorantim

Bem que tentamos trazer imagens da Cachoeira Paradise que, como o próprio nome indica é de uma beleza paradisíaca, ou mesmo de outras cascatas na mesma região, mas seguranças armados impediram nossa passagem e de qualquer outra pessoa.

As justificativas são as de sempre: As terras são particulares. Os turistas fazem sujeira, abusam, se drogam, sofrem acidentes graves. Etc. Pena que a administração pública não tome peito nessa empreitada, para levar ao munícipe e ao turista atrações dignas como temos no Petar, no Carlos Botelho e em tantos outros lugares.

Cachoeira Paradise

É realmente uma pena perdermos a oportunidade de visitarmos uma das cachoeiras mais lindas do Estado de São Paulo e, aqui mesmo, pertinho de nós. Um pouco de bom senso da população, dos turistas, das autoridades e dos proprietários dessas áreas poderia por fim à esse luto ambiental.

Como consolo o turista pode apreciar a bela vista da Represa de Itupararanga e adjacências, embora não tenha sequer um lugar para deixar seu veículo. Nesse ponto nós motociclistas levamos alguma vantagem.

Marinas

Para aqueles que desejarem mesmo se aventurar naquelas águas límpidas, algumas marinas na região da represa recebem turistas com boa comida e uma “prainha de água doce”. Querendo mais podemos obter até um passeio de barco ou jet-sky.

Como diversão pública a cidade oferece a Praça de Eventos “Lecy de Campos”, no centro da cidade, com capacidade para 45 mil pessoas. É lá que acontecem os grandes eventos do município.

Itupararanga

 

O acesso à cidade é bastante seguro e com certeza merece uma visita de todos nós. Um bom passeio por suas estradinhas com nossa bike ou moto não é para se deixar de lado. E então, rodas na estrada?

 

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheçam também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário