CITY TOUR – PALMARES DO SUL

A pequenina Palmares do Sul, com aproximadamente 12mil habitantes e que fica no extremo norte da Lagoa dos Patos, é a cidade da vez em nosso City Tour. Vamos conhece-la?

A cidade foi a penúltima a ser visitada nesta segunda parte da matéria Abraçando a Lagoa dos Patos, e está localizada nas margens da Rodovia BR-101, a pouco mais de 100km da capital gaúcha.

Passamos por lá pela hora do almoço mas só tomamos um breve lanche, pois queríamos terminar nosso roteiro naquele mesmo dia.

Cidade totalmente plana, com ruas largas e bem desenhadas, é banhada simultaneamente pela grande Lagoa dos Patos, pela Lagoa Casamento e pela Lagoa Capivari, do lado da costa doce; pelo Oceano Atlântico, em sua costa marinha; e, ainda, pelo Rio Palmares, bem ao lado da sede de município.

Palmares do Sul ostenta, ainda, dezenas de outras lagoas, algumas delas gigantescas, o que faz o município ser um dos maiores produtores de arroz do sul do Brasil, seguido pelas grandes plantações de eucaliptos, que melhoram o solo arenoso da região.

Também foi referência na região no início do século XX, pois foi nas margens do Rio Palmares que a cidade se desenvolveu devido a construção do Porto de Palmares, em 1919, muito embora um outro porto mais antigo já funcionasse ali com a navegação entre Porto Alegre/Palmares, via Lagoa dos Patos.

Outro marco do desenvolvimento local foi a construção, em novembro de 1921, da Estrada de Ferro Palmares/Osório, que servia para fornecer acesso entre barcos vindos pela Lagoa dos Patos com o município de Osório. No entanto, nos tempos atuais nem o porto e nem a estação de trem existem mais.

Os atrativos da cidade ficam por conta de suas dunas na orla marítima, com o imponente Farol Berta, situado em Dunas Altas, no extremo norte do município, e as dezenas de torres de geração de energia Eólica, espalhadas por todo canto.

Mas o lazer tem seu ponto alto na Praia do Quintão, bastante movimentada e com uma boa infraestrutura aos visitantes, o que atrai gente não só da cidade, mas como de toda a região, aumentando sua população em 10x durante as altas temporadas. 

Assim deixamos Palmares do Sul para trás e seguimos nosso destino daquele dia.


Acompanhe todo o percurso em volta da Grande Lagoa e nas cidades que por ela são banhadas, nos links abaixo relacionados.

Gostou da matéria? faça um comentário e envie-a aos seus amigos; Não gostou? envie-nos suas críticas ou sugestões, estaremos prontos para atende-los. 

VEJA TODAS AS MATÉRIAS RELACIONADAS COM ESTA

      

                                    

          

 


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

TODAS sa fotos deste projeto = AQUI

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário