CITY TOUR = GURINHATÃ

 

Neste City Tour visitamos Gurinhatã, em Minas Gerais, que é carinhosamente chamada pelos gurinhantenses como a “Terra do pássaro azul”, mas que no bom português do Prof. Joaquim Ribeiro da Costa significa: “A ave que canta muito”.

Gurinhatã

Fundada oficialmente em 30 de setembro de 1962, tem pouco mais de meio século de existência e o carisma típico dos mineiros na recepção dos forasteiros como nós. Além disso, mostra-se bem estruturada para receber visitas, com um comércio razoável para seu porte.

Embora pequenina e com pouco mais de 6mil habitantes, os moradores da cidade sabem levar uma vida tranquila no dia-a-dia, mas bastante agitada nos entretenimentos.

com o prefeito

Com o escurecer do dia já podemos ver os bares montando suas mesas nas ruas e nas calçadas, para aguardarem a todos para a descontração total, sem esquecer da famosa “jantinha”, costume da região que também adotamos.

E não é que a festa estava boa e durou até altas horas da noite? Isso mesmo. Já estávamos acomodados em nossa suíte, no centro da cidade, quando percebemos a movimentação na praça principal com muita música, o que nos fez sair da cama para curti-la ao vivo.

na praça

Entre um sertanejo daqui e uma moda de viola ali, que todos pareciam saber a letra de cor, aquela cidadezinha do extremo oeste de Minas Gerais se divertia para valer. Nem mesmo o prefeito deixou de dar o ar da graça com os cantores.

Sabe-se que nos tempos antigos a região era habitada pelos Caiapós, até a chegada do homem branco com as “bandeiras” que desbravavam os sertões em busca de riquezas.

Centro de Exposições

Pelo trajeto que fizemos neste City Tour chegamos a Gurinhatã depois de 850kms percorridos, mas, numa viagem direta a partir de São Paulo, são exatos 600km de estrada.

Durante o mês de maio a cidade promove a maior festa do trabalhador da região, com campeonato de futebol e muitos shows.

Também não menos importante é a Festa Agropecuária, com grandes apresentações. Para isso a cidade dispõe de um centro de Exposições agropecuárias e clube com piscinas, campo de futebol, etc.

na pista

Na manhã seguinte Acordamos bem dispostos e continuamos nossa viagem, rumando agora em direção ao Estado de Goiás, sempre atravessando estradas sossegadas e bem conservadas no meio de uma mata de fazer inveja, só dividindo-a com pássaros e aves que voavam ao nosso lado.

 

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS      


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheçam também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário