CITY TOUR = CAMPANHA/MG

Nosso City tour da vez aconteceu no circuito das águas, lá na cidade de Campanha, sul de Minas Gerais, terra do Ilustre médico sanitarista VITAL BRAZIL. Vamos conferir?

Isso mesmo! Vital Brazil Mineiro de Campanha é o nome completo desse vulto de nossa história, nascido a 28 de abril de 1865 na cidade de Campanha. A substituição do “z” pelo “s” veio depois de sua morte, de modo a “abrasileirar” o nome desse ilustre braZileiro, descobridor do soro antiofídico que é usado no mundo todo.

A cidade fica no circuito das águas de Minas Gerais e é a mais antiga do sul de Minas. Tem como pontos turísticos, entre outros, o Lago da Barragem, rodeado por serras verdejantes e que oferece um atrativo a mais aos adeptos dos esportes aquáticos, pesca, etc.

Segundo consta, as margens da barragem constituem extensa área de lazer com possibilidade de acampamento, existindo, ainda, serviços de bar e restaurante funcionando diariamente. O lago da Barragem é servido por transporte rodoviário regular e tem rápido acesso.

Chegar em Campanha é muito fácil, já que ela está rente a Rod. Fernão Dias (BR-381) e também da Rod. Renato Nascimento (MG-456). Está a 320km de Belo Horizonte; 290km de São Paulo, 350km do Rio de Janeiro, e a um “tirinho” de Três Corações (38km).

Também a cidade dispõe de uma Reserva Biológica bem preservada que, nos primórdios de sua fundação se servia das águas provenientes das das três nascentes existentes na Reserva.

A pequena floresta do Parque compõe-se principalmente de jacarandá, peroba, cedro e  jequitibá e, não ouse aventurar-se muito em sua área pois também é habitada por cobras cascavéis e corais, lobos, onças, raposas, preguiças, veados, gambás e muitos outros animais como aves e pássaros.

Muitos outros pontos de interesses levam aventureiros pelas terras de Campanha, tanto para o treking como para o camping. De vários Morros da região é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade.

Campanha é tipicamente interiorana, com uma gigantesca praça central na qual está instalada a Catedral de Santo Antonio, despontando, ainda, em seu centro histórico o magnífico Colégio Sion, instalado numa enorme área bem ao lado da sede do município.

Estivemos por lá numa manhã ensolarada de domingo e ficamos algum tempo “lagarteando” na Praça, aguardando os fiéis que pouco tempo deixavam a Igreja após a missa dominical, percebendo a euforia das crianças no imenso jardim florido e recordando o passado.

Depois do merecido descanso, com direito a sorvete vendido no carrinho e sorvido nos bancos próximos ao coreto, rumamos pelas suas ruas semi desertas para conhecer um pouco mais do lugar.

Contornamos a magnífica Catedral e seguimos direto até o final da rua, quando nos deparamos numa avenida grande e arborizada mas, ao nosso ver, estranhamente interditada numa de suas duas pistas.

Chegando mais perto percebemos que se tratava de uma Festa folclórica de Congada, que ocupava certamente mais de 500 metros lineares, numa imensa feira popular com barracas de tudo que se possa imaginar, desde alimentos a vestuário, utensílios, eletrônicos, etc.

 

Em nossa visita acompanhamos o grupo Congada Santa Rita de Cássia, da cidade vizinha de Monsenhor Paulo, mostrando seu desempenho em toda a extensão da feira e levantando o ânimo de todos os presentes.

A Congada é uma tradição folclórica agro-brasileira de cunho religioso, numa mistura de religiosidades católicas com os usos e costumes de Angola e do Congo. Na representação do Terno a dança faz lembrar a coroação do Rei do Congo e da Rainha de Angola, com todas as suas cortes e vassalos.

Não teve outro jeito. Pela beleza da festa tivemos que deixar nossa moto ao meio fio e aderirmos aquela festa maravilhosa, participando dela até seu final. Acompanhe o vídeo

Terminada a apresentação deixamos definitivamente a cidade, como sempre com um novo rumo ainda à ser determinado.

Campanha/MG

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário