Apagando incêndio…

Uma resolução de quase onze anos atrás obriga todos os veículos nacionais, com exceção da motocicleta, a usarem o tipo de extintor classificado como ABC. Segundo os órgãos oficiais esse equipamento, usando o pó ABC em substituição ao antigo BC, é mais eficiente, pois combate melhor as chamas que se propagam nos materiais sólidos, como os bancos e painéis, enquanto que o antigo só era eficiente em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. 

A norma 157 do Denatran foi editada em 22 de abril de 2004, mas só aprovada definitivamente em novembro de 2009, quando foi fixada a obrigatoriedade para cinco anos depois, ou seja: em 1º de janeiro de 2015. A partir dessa data o equipamento será definitivamente obrigatório.

Mas antes verifique o seu. As fábricas já vem dotando seus automóveis com esse novo tipo de extintor há muito tempo, embora não houvesse obrigatoriedade.

 

 

Se for necessário, corra para trocá-lo o quanto antes, afinal o final do ano está aí e as férias vem em seguida. Seria uma pena ter o veículo retido até regularização e pagar uma multa tido como grave, com cinco pontos na carteira e num valor de R$ 127,69.

Este é mais um serviço de utilidade pública do Portal D Moto

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário