PEDRA BELA = Pousada Alma de Pedra

 

Quem viaja quer conforto, mais ainda quando esse passeio é para alguma estância turística voltada ao lazer, aos esportes radicais e a natureza. Nessas situações o cansaço após essas atividades pede descanso proporcional.

Alma de Pedra

 

Pedra Bela é uma dessas cidades privilegiadas por farta natureza; riachos e cachoeiras; além de montanhas para escaladas. Entre esses atrativos tem ainda a maior tirolesa do mundo em atividade, que leva à cidade milhares de turistas todos os anos. 

Alma de Pedra

 

A cidade respira sobre o manto da Pedra do Santuário. Bela por natureza, acabou emprestando esse adjetivo ao nome do município. Embora exista uma minúscula área urbana, é justamente nos arredores que estão os interesses turísticos.

 

Alma de Pedra

 

E onde ficar num lugar desses? Evidentemente em algum recanto que respire e respeite a alma da pedra que predomina na região; que concentre todo esse conhecimento para transmiti-la com segurança ao hóspede.

 ———————————————————————————————————————————————————————

A ALMA DE PEDRA

———————————————————————————————————————————————————————

Alma de Pedra

 

Aí entra a Pousada Alma de Pedra, que é a administradora da famosa Tirolesa da cidade, que é conhecida no mundo todo. Além de pousada é oferecido cursos de escaladas em rocha, resgate em altura, entre tantos outros.

 

Alma de Pedra

 

Não há quem não conheça o Alexandre, seu proprietário. Alto, magro, esguio, está pronto para tudo a qualquer hora do dia ou da noite. E olha que precisamos dessa disposição numa emergência, na última vez que lá ficamos. 

 

Alma de Pedra

 

Chegar à Pousada pode ser fácil ou difícil, dependendo das pretensões do hóspede. O percurso, como não podia deixar de ser, é o mesmo da Pedra do Santuário. Suba até seu pórtico e dali siga por mais 3 km em terra.

 

Alma de Pedra

 

Cuidado em dias de chuva, pois a terra vermelha do local é bastante escorregadia e o lugar bastante íngreme, com subidas e descidas acentuadas e estreitas. Várias placas indicarão o local com segurança. 

 

Alma de Pedra

 

A Alma de Pedra está encravada num bonito sítio, todo arborizado. Para atender aos hospedes foram criados muitas cabanas de alvenaria espalhadas pelo terreno, cada qual devidamente equipada e segura. 

 

Alma de Pedra

 

Na parte mais alta da Pousada há o chalé maior, que na verdade é uma casa completa, onde o hospede tem plena liberdade durante sua estadia, já que dividido em vários cômodos distintos.

 

Alma de Pedra

 

A cozinha é conjugada com a sala de estar e de jantar e é composta de mesa, fogão, geladeira e utensílios diversos. São dois quartos equipados com cama de casal e beliches e um lindo toalete com box de vidro e outras comodidades.

 

Alma de Pedra

 

A pousada realmente é um refúgio entre as colinas, perfeito para quem procura esporte ligados às montanhas, mas também para aqueles que buscam tranquilidade e romantismo, que seus bem cuidados jardins proporcionam. 

 

Alma de Pedra

 

E não é para menos. Um bonito e bem cuidado lago artificial rodeado de conforto nos oferece uma visão cênica da Pedra do Santuário. Por outro lado pode-se aproveitar da sala de chá, de tv, da videoteca, etc.

 

Alma de Pedra

Hospedar-se no Alma de Pedra tem seu fator nostálgico, extremamente agradável, principalmente se cair aquela chuvinha no começo da noite. O tilintar das gotas de chuva durante a noite não tem preço que pague. o cheiro de terra molhada é indescritível nesse lugar.

 

Alma de Pedra

Acordar cedo e caminhar pela mata até a sede para o delicioso café da manhã colonial que é servido, sempre no mesmo ambiente rustico e aconchegante. Entre um pedaço de bolo de milho, um queijo fresco, um suco natural e o pãozinho com manteiga, é natural que não queiram mais voltar para casa. 

 

Alma de Pedra

 

Para aqueles que não estão acostumados, pode se surpreender com o cantar dos muitos pássaros a cada amanhecer, o que repassa alegria ao dia novo que está para ser explorado pelo hóspede. 

———————————————————————————————————————————————————————

ATIVIDADES

——————————————————————————————————————————————————————— 

Alma de Pedra

 

Algumas atividades podem ser agendadas na própria pousada, já que muitos monitores ambientais fazem parte dos cursos ministrados no local. Caminhadas, escaladas, rapel, trilha de bike e a própria Tirolesa podem ser agendadas ali mesmo.

 

Alma de Pedra

 

Uma observação é importante para os que vão aos esportes radicais: não abuse do café da manhã farto e delicioso, para que a vontade não fique estatelada numa gostosa rede sobre frondosa árvore do local. É deitar e sonhar. 

 

Alma de Pedra

 

Como sempre fazemos quando estamos por lá, acordar cedo é imperioso, não só para poder curtir cada pedacinho daquela cidade maravilhosa, como para mantermos bem dispostos no dia todo. 

 

Alma de Pedra

 

Porém, sempre abusamos no último dia da viagem. Como o trajeto é pequeno até São Paulo, costumamos dormir até tarde no último dia, e deixar a cidade por volta da hora do almoço. 

 

Alma de Pedra

 

Para aqueles que desejarem se aventurar um local desses, o melhor é agendar antes, senão pode ficar na mão. Faça sua reserva e bom divertimento.

  

 

———————————————————————————————————————————————————————

CRÉDITOS

———————————————————————————————————————————————————————  

Texto e imagens = Marcos Duarte

Mais fotos = CLIQUE AQUI

Mega Tirolesa = CLIQUE AQUI

Conheça nosso YOUTUBE

Sobre PEDRA BELA

Sobre MEGA TIROLESA

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário