“À BAIXO” o guard rail.

 

Este alerta não é para justificar a velocidade absurda praticada por muitos motociclistas nas estradas, o que o Portal D Moto não pactua, mas para demonstrar a necessidade de adaptação das peças utilizadas para a segurança dos usuários. 

luta contra os guard rails atuais

O mal falado guard rail é criticado no mundo todo e não é sem razão. Feita para proteger, muitas vezes causa principal de morte. Pilotos consagrados e amadores de motovelocidade já desfraldaram bandeiras contra essas peças.  

Pelo que percebemos os engenheiros responsáveis por tais artefatos devem ter em mente somente uma coisa: a peça tem que ser resistente, não estragar com o tempo, ser bonita e… relativamente barata. A segurança? Isso é o de menos. 

acidente no guard rail

Mas, além do profissional que desenvolve a peça, existe outro que é o que o recomenda para este ou aquele lugar e aquele que efetivamente o instala. Aí então o caos está formado. 

Nenhum artefato é perigoso por si só, mas da maneira que o é empregado. Com o guard rail metálico não é diferente. Se pensarmos que as estradas só servem para automóveis, poderemos considera-los quase perfeitos.

acidente

Quase… se fossem instalados corretamente. 

Nesse mundo utópico não existiram lugar para os demais veículos como os caminhões e ônibus, onde essas peças seriam diminutas e quase imprestáveis, tampouco às motocicletas, já que estão à sua espreita como um mau agouro, uma assassina em potencial, 

guard rail melhorado

Uma lâmina a mais no guard rail atual resolveria bem o problema, já que na maioria das vezes o piloto morre no vão entre a peça e o chão e nas hastes que fixam a peça a meia altura. São muitos casos de pilotos “cortados ao meio”, literalmente.

Rod. Bandeirantes

Evidentemente não trouxemos imagens chocantes com os motociclistas mutilados, decepados ou cortados ao meio, em respeito aos nossos leitores, mas tais fatos estão corriqueiramente enunciados na internet para quem quiser se informar melhor. Durante nossas gravações num domingo pela manhã, quase presenciamos um caso análogo, acontecido a poucos quilômetros de onde estávamos.

Guardrail assassino

E então!!?? É preciso dar um basta nisso. Chega de mortes por descaso daqueles que tem o dever de zelar. Para ajudar o amigo a lutar pelos seus direitos use de nosso Grupo Público no Facebook e dê sua opinião ou apresente sua queixa. Outro grupo com esse propósito pode ser encontrado por lá também.

FGALERIA DE TODAS AS FOTOS DESTA MATÉRIAE


CRÉDITOS


FOTOS: Marcos Duarte, e Rafaela de Paula

Repórter em vídeo: Rafaela de Paula

VÍDEOS/EDIÇÃO: Marcos Duarte

YOUTUBE

FOTOS 360º

FLICKR

Deixe um comentário

comentários

Deixe um comentário