7ª Virada Inclusiva

A 7ª Virada Inclusiva, promovida pelo governo do Estado de São Paulo, aconteceu no interior do estado neste último sábado (3) para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Deficiente.

Fazenda São Joaquim

A bela fazenda São Joaquim, localizada na Rodovia Mal Rondon, km115, no trecho entre as cidades de Itu e Porto Feliz, recebeu nesse evento, além de seu público costumeiro, vários convidados e representantes de entidades como a OAB, CRECI etc.

A manhã estava ensolarada quando avançamos pelas alamedes calçadas da Fazenda, em busca do piquete principal com suas baias de alvenaria e galpão coberto para exercícios com os animais.

Instituto Horsoul

Depois das aulas tradicionais de hipismo aguardávamos a chegada de outros alunos mais que especiais, trazidos por seus pais, familiares e amigos. Era o início das atividades para a festa da 7ª Virada Inclusiva, também com o objetivo de divulgar a causa nobre que é realizada pelo Instituto Horsoul.

Aos poucos víamos crianças e adolescentes sendo trazidas por seus representantes legais, todos em clima de muita festa e alegria, alheias às suas deficiências e buscando a felicidade de estar com os amigos cavalos e os instrutores do instituto.

Virada Inclusiva

Também podíamos ver a cara de felicidade dos pais dessas crianças quando se animavam para valer com o estímulo de pessoal competente, voluntários dessa nobre causa, que atendiam sem o mínimo preconceito a pacientes e familiares.

Como era de se esperar o público foi bastante pequeno, já que muitos se constrangem com a situação de alienação de alguns pacientes, ou não sabem como se portar na presença desses anjos colocados em cada uma das famílias lá atendidas.

Virada Inclusiva

 

Conforme fomos informados pelos administradores do Instituto Horsoul, eles aguardavam que a divulgação desse evento pudesse despertar interesse de mais pessoas para esse magnífico trabalho, que como sempre depende muito de recursos financeiros, mas principalmente recursos humanos.

 

Zanzara

Aproveitamos para desenferrujar o esqueleto e também nós fomos “medicados” pela Zanzara, uma égua BH extremamente dócil que trabalhou muito nesse dia e que parecia advinhar que sobre seu lombo havia sempre uma criança extremamente indefesa, precisando de cuidado e carinho. Ela deslizava no piquete.

 

Virada Inclusiva

 

Depois do clima de descontração, com a degustação de farto lanche, deixamos o local sensibilizados pela autodoação dos funcionários e voluntários da Horsoul e com um desejo enorme de voltar mais vezes.

 

  

ASSISTA AO VÍDEO

Saiba mais sobre o instituto e como fazer para colaborar com essa nobre causa. Acesse: http://institutohorsoul.org/

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS


CRÉDITOS


Fotos: Marcos Duarte

Vídeos: Celso Elez

Texto e Edição: Marcos Duarte     

conheça também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º  

INSTITUTO HORSOUL

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário