1º Moto Páscoa

“Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós…” Era essa a música que nos veio a cabeça, com a proposta do Freedom Bikers Moto Grupo, da capital paulista, quando sugeriu um evento para a páscoa de crianças de alguma entidade assistencial. 

A instituição escolhida foi a Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino da cidade de Itu, a 100km de São Paulo, a qual atende várias famílias em seus programas de ajuda, incluindo cerca de 70 crianças.

Missão do Freedom Bikers? Arrecadar entre si 100 ovos de páscoa, levando em conta outras crianças que possivelmente agregariam o evento, e que não poderiam ficar privadas do doce presente.

Missão da instituição espírita? Promover uma festa onde pudesse interagir as famílias assistidas, as crianças, os associados e os motociclistas, de maneira organizada e segura para todos, no que contou com a ajuda do Vazamento MC, da cidade de Itu, e dos Motociclistas Solidários de Cabreúva, que se encarregaram de fornecerem os refrigerantes e de parte da alimentação.     

A organização do evento ficou a cargo do “Cabaninha”, que contou com seus associados, simpatizantes e dirigentes para promoção de atividades e brincadeiras com as crianças, feitura de lanches, etc; e com a ajuda importante do Exército Brasileiro, que destinou grande área de seu Quartel para ser utilizada.

O resultado você pode conferir aqui.    


Em São Paulo eram oito horas da manhã do domingo ensolarado de 20/03/16, quando os integrantes do MG Freedom já se agitavam para acondicionarem os chocolates em automóvel com ar condicionado, para que não derretessem no caminho, e para se dirigissem ao ponto de encontro onde um comboio de motos sairia para a missão do dia.

O local escolhido para o início da jornada foi o primeiro “Graal” da Rod. Castello Branco, nas imediações de Osasco. De um a um os integrantes do Freedom e amigos foram chegando e se confraternizando para o dia cheio de atividades.

Motos de todos os tipos e tamanhos, triciclos, automóveis e pessoas se fundiam numa grande alegria, aguardando ansiosos o momento da partida, o que se daria por volta das 10:30h.

   


Em Itu os associados e trabalhadores do “Cabaninha”, a partir das 7h já estavam cuidando do lanche, buscando pãezinhos frescos na padaria e organizando as atividades para o evento. O Quartel do Exército foi liberado as 8h, com a troca da guarda, e um movimento desusado passava a ocorrer em seu interior.

Ao invés das rígidas fardas, armamento pesado em punhos e passos decididos dos sentinelas, os novos “soldados do amor” entravam rindo, cada qual com sua atividade pré-definida. No imenso gramado organizava-se brincadeiras de corridas de sacos, corridas com ovos na colher, derrubar latas com bolas de meias, mini futebol, moldagem com argila e muito mais.

Até mesmo uma “boneca” se introduziu no meio da festança, colorindo as crianças e adultos, e distribuindo alegria a todos. O sisudo advogado, que se comprometeu a propiciar o som ambiente para a festa, trazendo graciosamente seu equipamento de alta potência, em pouco tempo aderiu a alegria e se soltou animado.

Na cozinha do quiosque que se usava para as atividades, parte do grupo se empenhava para montar os lanches e preparar os refrescos para todos, afinal já eram 10h e os portões estavam sendo abertos para os convidados.

   


Em outro lado da cidade, desde as 8h da manhã a Guarda Municipal, atendendo a Ofício do “Cabaninha”, reservara vagas para cerca de 100 motocicletas na Praça do Carmo, em frente a fonte luminosa, onde os motociclistas se reuniriam antes de chegarem ao evento.

Para organizarem essa atividade importante, de receber os motociclistas do Freedom, o MC Vazamento postou seus membros nas adjacências da Praça, mantendo o lugar reservado livre de outros veículos, até que todos se unissem para o comboio que sairia ao Quartel.

    


A criançada chegou animada ao lugar destinado para as atividades e mal escondiam a indecisão pelo que fazer logo de cara: jogar bola, comer, correr com sacos??!! Oh!  Indecisão cruel!!!. Faziam um pouco de tudo ao mesmo tempo, enquanto seus responsáveis se acomodavam sob a copa das árvores, loucos de vontade de interagir, mas cuidando de seus rebentos.

Os lanches e refrescos eram servidos sem interrupções, mas as crianças e adultos mal os comiam, prestando a atenção mais no que acontecia nas brincadeiras, tudo sob a alegria de músicas em alto volume e de boa qualidade. 

    


De São Paulo finalmente partiram os integrantes do Freedom Bikers e outros amigos que aderiram ao evento, rodando alegres pela rodovia até a chegada no local marcado. A recepção desses irmãos motociclistas pelos integrantes do Vazamento MC foi impressionante. Coisas que só vemos, mesmo, no motociclismo.

.   


Exatamente as 13h, com a chegada dos integrantes dos Motociclistas Solidários de Cabreúva, foi formado o comboio final com o objetivo de entregar os ovos de páscoa às crianças, bem como alegra-las com suas presenças, já que eram aguardados ansiosamente. Os meninos e meninas estavam contando os minutos para verem as “motonas” chegarem.

Com a presença de viaturas oficiais da cidade, abrindo alas de sirene ligadas, não foi necessário mais que alguns minutos para que todos chegassem ao Quartel do Exército, que fica ali mesmo, no centro da cidade.

Evidentemente foram recebidos com apupos, palmas e gritos de todos os que aguardavam, e ao som potente de born to be wild. “É de arrepiar”, comentava uma das integrantes do “Cabaninha”, enquanto a criançada delirava, querendo subir em todas as motos, sob orientação dos motociclistas quanto ao escapamento quente, etc.

Foram longos os momentos de êxtase por parte de todos os presentes. Os olhos vidrados das crianças nas viçosas motocicletas que chegavam, remeteram pessoalmente este repórter ao passado, quanto também assim procedia nos idos tempos, desejando ardentemente um dia pilotar “uma dessas”.

   


A palavra de comando enfim foi ouvida com bastante ênfase, no meio da alegria geral: “Criançada! Vamos fazer uma fila aqui em frente, porque esses motociclistas trouxeram um presente para vocês.”  A disparada foi imediata e em pouco mais de um minuto todos estavam a postos.

Os motociclistas do Freedom Bikers, solicitando o apoio dos Motociclistas Solidários de Cabreúva e dos integrantes do Vazamento MC, passaram a entregar de um a um os ovos de páscoa, abraçando e conversando com cada criança presente, que se sentiam valorizadas e felizes naquele momento.

Nem mesmo as crianças abrigadas em instituições da cidade, sob a proteção da Justiça, foram esquecidas. Uma caravana com alguns motociclistas foram até esse lugar, que não pode ser identificado por segurança, e entregaram alguns ovos a esses infantes, que não puderam estar na festa.

   


As 14h o evento estava encerrado. Nos rostos dos pequenos que saiam animadamente do local, podia se ver a alegria ao contar aos pais e responsáveis como subiram “naquela moto grande”, como “aquele motociclista falou com ele”, como era o “barulho” daquele motor do triciclo, e assim por diante.

No inventário do evento, podemos considerar que para o primeiro ano desse evento, muita coisa foi feita, principalmente em desprendimento de todos os participantes, que não mediaram palavras para exaltarem o acontecido e se comprometerem a realiza-lo de novo, no ano que vem.

Deixando a área do Exército os motociclistas se confraternizaram entre si no centro da cidade, enquanto outros tiveram um destino diverso, acorrendo ao cemitério local, onde aconteceria o enterro de motociclista importante da cidade, falecido num acidente motociclístico no dia anterior.

  

 

ACOMPANHE UM POUCO DO QUE ACONTECEU 

 

Perceberam todos? Motociclismo é isso: União, desprendimento, doação, respeito ao semelhante e, muitas vezes, consolo aos familiares quando um irmão falece.

É por tudo isso e mais um pouco, que o Portal D Moto se sente lisonjeado ao apresentar este tipo de matéria, onde o motociclista não é nem o vilão, nem o santo, mas aquele que, na sua fraternidade constante, vive… e deixa viver.

 

CLIQUE AQUI E VEJA AQUI TODAS AS FOTOS DO EVENTO

 

E AQUI PARA VER ESTA MATÉRIA EM QUADRINHOS


CRÉDITOS


Texto e Edição: Marcos Duarte                                                                                                                                         

Fotos: Anderson VenâncioCarlos FeitosaDéborah Quirico,                                        

            Rodolfo GuerreiroRodrigo Barrientos e Marcos Duarte

Vídeos: Anderson Venancio, Marcos Duarte

conheçam também:

VIDEOS YOUTUBE

FOTOS DO FLICKR

FOTOS 360º

FREEDOM BIKERS MOTO GRUPO

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CABANINHA ANTONIO DE AQUINO

VAZAMENTO MOTO CLUBE

MOTOCICLISTAS SOLIDÁRIOS DE CABREÚVA 

 

 

Deixe um comentário

comentários

Jornalista, advogado e editor do Portal D Moto, já foi colaborador da Revista Moto Adventure e do Portal Damas Aladas, trazendo imagens e textos dos mais diversos segmentos do motociclismo, já que pilota há mais 44 anos.

Deixe um comentário